A padronização dos plugues e tomadas no Brasil, que instituiu os modelos oficiais de 10 A e 20 A, segue a norma NBR 14136 (plugues e tomadas), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Publicada inicialmente em 1998, a NBR 14136 só passou a ser obrigatória a partir de 2011, após um período de transição durante os anos 2000. O objetivo foi unificar o mercado, aumentar a segurança e conduzir o país às boas práticas internacionais de segurança elétrica.
Entretanto, até hoje, o assunto gera bastante curiosidade entre os consumidores, sobretudo com relação à maior variedade de equipamentos com plugues 20A no mercado, que fez muita gente sentir a necessidade de atualizar o projeto elétrico de casa. Dessa forma, a Sil Fios e Cabos Elétricos — líder na fabricação de condutores elétricos de baixa tensão no Brasil — esclarece os principais pontos referentes ao tema, a fim de ajudar quem vai fazer uma reforma na residência.
“Devido ao uso, cada vez maior, de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que facilitam a rotina, também cresceu a necessidade de mais pontos de energia nas residências. Para garantir conforto e segurança, é fundamental contar com um profissional qualificado para realizar as adaptações no projeto elétrico e definir a instalação adequada de tomadas de 10A ou 20A, conforme a demanda de cada ambiente e dos moradores”, afirma Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL Fios e Cabos Elétricos.
Diferenças e Usos
As tomadas de 10A e 20A possuem capacidades distintas de corrente elétrica e, por isso, utilizam plugues com pinos de diâmetros diferentes. Essa variação no formato é fundamental, pois indica quais dispositivos podem ser conectados em tomadas de uso geral (10A) e quais requerem uma tomada de uso específico (20A), com um circuito independente e um disjuntor exclusivo.
A tomada de 10A suporta pinos de 4 mm de diâmetro, enquanto o modelo de 20A recebe pinos de 4,8 mm / Divulgação Sil
Por exemplo, a tomada de 10A (projetada para pinos de 4 mm de diâmetro) é adequada para equipamentos de menor potência, como lâmpadas, carregadores de celulares, notebooks e televisores. No caso das tomadas de 20 A (que acomodam pinos de até 4,8 mm), o uso é recomendado para aparelhos mais potentes, como aquecedores elétricos, secadores de cabelo, micro-ondas e air fryers. No entanto, ao adquirir um novo item para a casa, sempre é relevante confirmar as especificações de acordo com o modelo em questão.
Em geral, micro-ondas utilizam tomadas de 20A, enquanto notebooks de 10A. Entretanto, sempre é preciso verificar todas as características técnicas dos produtos /
Fotos: Freepik e This is Engineering / Pexels
É relevante destacar que um plugue de 20A não se encaixa em uma tomada de 10A, enquanto o plugue de 10A pode ser conectado, normalmente, em uma tomada de 20A. “Isso significa que, ao instalar mais pontos de 20A, eles também atenderão aparelhos de menor consumo, já que um equipamento com plugue de 10A nunca ultrapassará sua própria corrente nominal, podendo ser usado com segurança em tomadas de maior capacidade, desde que circuito e disjuntor estejam dimensionados adequadamente”, explica Nelson, da Sil.
Sobre Sil Fios e Cabos Elétricos
A trajetória da Sil Fios e Cabos Elétricos começou em 1956 com a fundação da Elétrica Danúbio por Silvio Barone. O sucesso da loja de materiais elétricos levou à expansão do negócio, e, em 1974, Barone adquiriu uma pequena fábrica para iniciar a produção de fios e cabos elétricos próprios, dando origem à Sil.
Hoje a Sil é uma empresa nacional de referência no mercado de condutores elétricos de baixa tensão, empregando mais de 500 colaboradores e utilizando tecnologia avançada para garantir a qualidade e eficiência de seus produtos. A empresa transforma cobre de alto grau de pureza e utiliza compostos isolantes específicos para a produção de fios e cabos para instalações elétricas de até 1 kV, atendendo a projetos residenciais, comerciais e industriais. Além disso, oferece soluções como cabos para solda, dados e sistemas fotovoltaicos.
Em 2022 a Sil atingiu um volume de produção equivalente a 22 voltas ao redor da Terra, evidenciando sua grande capacidade produtiva. Ao celebrar 50 anos em 2024, a Sil continua a ser reconhecida por sua excelência com prêmios como o Anamaco, ABREME, Top of Mind e Melhor Produto do Ano pelo Grupo Revenda. Em 2024 e 2025 foi reconhecida pelo Instituto MESC sendo a Melhor Empresa do Ano em seu segmento em Satisfação do Cliente, ficando entre as 100 Melhores Empresas do Brasil e como uma das empresas em destaque em Qualidade.
www.sil.com.br
@sil_fios_e_cabos
Informações para a imprensa
Outubro / 2025
dc33 Comunicação
Karina Monteiro – imprensa@dc33.com.br
Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa – danilo@dc33.com.br
(11) 98125-7319
www.dc33.com.br | @dc33comunicacao